Os benefícios medicinais do Canapum (Physalis angulata)

O canapum (physalis) é uma fruta considerada exótica, encontrada no mercado a preços elevados, mesmo sendo muito comum nos quintais do nordeste. É chamada por nomes bem brasileiros: canapum, joá-de-capote, saco-de-bode, bucho-de-rã, bate-testa e mata-fome.

É uma variedade pertencente a família das Solanáceas, a mesma do tomate, da batata, do pimentão e das pimentas. Originária da Amazônica e dos Andes, a physalis possui variedades cultivadas na América, Europa e Ásia.

O canapum é rico em vitaminas A, C, fósforo e ferro, além de alcalóides e flavonóides e conhecido por purificar o sangue, fortalecer o sistema imunológico, aliviar dores de garganta e ajudar a diminuir as taxas de colesterol. A população nativa da Amazônia utiliza os frutos, folhas e raízes no combate à diabetes, reumatismo, doenças da pele, bexiga, rins e fígado.

A planta tem sido estudada também por fornecer um poderoso instrumento para controlar o sistema de defesa do organismo, diminuindo a rejeição em transplantes e atacando alergias. Pesquisadores da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) da Bahia identificaram substâncias com esse potencial na Physalis angulata e já solicitaram patente sobre o uso delas. Testadas por enquanto em camundongos, espera-se que as fisalinas (chamadas de B, F e G) tenham um efeito tão bom quanto o das substâncias usadas hoje para controlar o sistema imune, mas com menos efeitos colaterais, quando forem usadas em pacientes humanos.


Estudos científicos recentes estão revelando que a planta apresenta forte efeito antiviral contra os vírus da gripe e herpes. 

A physalis é rica em carotenóides. Os carotenóides estão na lista dos compostos bioativos considerados funcionais, ou seja, aqueles capazes de prevenir doenças. São corantes naturais capazes de afastar males como cegueira noturna, catarata e até câncer 

A fruta também pode ser encontrada no comércio em forma liofilizada em cápsulas.

Confira alguns modos de utilização medicinal do Canapum

UtilizaçãoParte da planta e/ou constituinte ativoReferência
Calmante e depurativoSeivaPio Corrêa, 1962
Comestível, desobstruente, resolvente e diuréticoFruto/Cozimento e infusão de toda a plantaPio Corrêa, 1962
AntioxidanteFruto/CarotenoideRaghava e Nisha-Raghava, 1990
Diminuição da pressão arterialFruto/AcetilcolinaMelo & Afiatpour, 1985
AntibacterianaExtrato de raiz, caule e folhaSanchez et al, 1997
Atividade imunossupressoraVitaesteroidesSakhibov e al, 1990
AntitumoralFisalina FChiang et al, 1992
HemorroidasFisalina FChiang al et, 1987
NeurogêneseTalo Milton Nascimento dos Santos

Comentários